terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A melhor maneira de estudar tatuagem é conhecer várias formas de arte e suas infinitas técnicas!

Estudar tatuagem significa estudar arte, conhecer técnicas de desenho e pintura, intercalar as agulhas com pinceis e  a pele com  papel e tela, assim será possivel evoluir na técnica da tatuagem.

Abaixo alguns exemplos, explicados por André Rodrigues, que mostram como estudar arte pode interferir na tatuagem.



AGUADA

" Eu acho muito util esse tipo de tecnica pelo fato de vc aprender a misturar os tons e conseguir volumes... Na tatuagem eh qse isso q fazemos, nao eh? Pegamos o preto puro para as areas mais escurar e qto mais agua, mais claro fica o preto...conseguindo assim, varios tons e ao mesmo tempo volumesmo a tecnica (no papel, claro) se assemelha com a aquarela, eh inevitavel as manchas q ficam no papel..mas mesmo assim..essas manchas tem q jogar a favor! Nao podem desfavorecer o seu trabalho! Pratique essa tecnica com pinceis redondo ( o tamanho eh de acordo com o tamanho do trabalho) e o papel, no minimo um canson 180gr... se a gramatura for menos, vai enrugar o papel.. se for maior a gramatura, melhor! Esboce levemente com o lapis hb e pratique... Pra cada tom q eu jogo eu sempre espero secar o ultimo q eu acabei de jogar...ou trabalho em areas diferentes... Começo sempre pelos pretos puros... depois q seca eu jogo os tons medios... Mesmo depois de ter jogado todos os tons, depois de seco, eu volto reforçando alguns tons...(André Rodrigues)



Tattoos

André Rodrigues
"Nessa tattoo fui usando preto (nas areas escuras), preto com cor de pele (usado nos cinzas) e cor de pele mais puro para as areas mais claras!"


Ao inves de usar o branco, usei cor de pele para que ficasse um retrato mais suave e q no degrade do preto,passando pelo cinza e chegando a cor de pele, fique mais homogeneo e suave.
Nessa fase fica mais facil de perceber o lance do cinza feito com preto e cor de pele...


Usei uma maquina com 13 agulhas (magnum) para as massas do cabelo, uma outra maquina com 7 agulhas (magnum) para massas do rosto, uma maquina com 9 agulhas (line) para pintar a boca,dentes, nariz, olhos, sombrancelhas eeeee...mais uma maquina com 5 agulhas (line) para pequenos pelos, cabelos, cilios, linhas dos dentes... Ou seja: 4 maquinas!!!
O branco soh usei realmente para pequenos pontos de luz forte! Com brilho dos labios, dentro dos olhos, colar e mais alguns pequenos brilhos...
 os tons do cinza ficam suaves com a mistura do preto com a cor de pele!!! A passagem na maça do rosto para o branco (que eh a cor da pele mesmo) eh bem suave! Lembrando que mesmo sendo preto e branco, eu nao deixo de preencher todo o retrato! Dificilmente deixo de pintar alguma area! Mesmo sendo alguma area com muita luz, eu faço a cor ou o tom certo para preencher e deixar o minimo de pele aparecendo possivel!


Percebam o branco nos pequenos detalhes como brilho dos olhos,labios, alguns fios e ponta do nariz...Espero q quem nao fazia desse modo, possa experimentar pois eh uma tecnica bem bacana...Lembrem-se de um detalhe muito importante: NAO USE AGUA!!!! Escureçam com cor e clareiem com cor MAS NAO USEM AGUA...nem pra New School, nem pra Old nem pra nada! Se quiserem tatuagens mais vivas, mais coloridas...nao usem agua de forma alguma!" André Rodrigues





Lado B: um espaço dedicado a estudos de artes para tatuadores e adeptos!

Informe-se sobre nossos cursos!

Maiores informações com Maristela
email:oficinas.rodrigues@gmail.com 
tel: 11-3051-3806
Skype: maristela.hatty


Um comentário:

  1. curti.. bacana seu trampo.. sou tatuador tbm.. uma coisa que nao entendi eh o fato de clarear a tinta no batoque de tinta.. clareio com outras tintas? ou com o proprio branco? jah que vc falou que nao se deve usar agua..^~ vlw

    ResponderExcluir