sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Referências são inevitáveis e diferentes de cópias!


Muitas pessoas podem considerar que um artista cria seus desenhos por um dom divino e que nasceram sabendo. Mas sabemos que o dom esta em gostar de desenhar e em se dedicar aos estudos.  
Falar de criação é falar de inspiração e consequentemente de referência. Quando o artista tem uma idéia para produzir, essa idéia surgiu através de alguma referência que despertou seu interesse, consciente ou inconscientimente, e o levou a aprofundar a pesquisa e a estudar um tema, buscando mais referências e então criar algo utilizando as técnica aprendidas. 
Temos que sempre estar procurando coisas novas que acrescentem algo de bom em nosso trabalho.
Para fazer um desenho realista, por exemplo, eh necessário também estudar anatomia e proporções.  Para fazer uma expressão, um movimento eh necessário  referências que mostrem detalhes que se perderiam facilmente se estivessesm apenas mentalmente. 
Na tatuagem realista, a referência é essencial para a riqueza artística do trabalho.


Para realiszar essa tattoo, André precisava ter uma  referencia, que foi seguida fielmente .

Mas antes eh necessário estudar as proporções, como no exemplo abaixo:



Estudo de proporçoes de André Rodrigues


Nesse estudo, André Rodrigues,  usou uma referência e a partir das medidas de proporções aprendidas construiu o desenho ,sem papel vegetal, senão seria apenas uma cópia.



Para fazer um desenho cartoon e a tattoo new school tb eh preciso entender  primeiro as proporções do corpo humano corretamente para depois começar a desenhar com proporções diferentes, que mesmo distorcidas,  o desenho ficara harmônico.


 
Trabalho de André Rodrigues inspirado em Mike Giant. Observem que antes houve um estudo, onde  André nao deixou seu estilo de lado. Pesquisou referencias que o inspirou na sua criaçao, desenvolvendo o desenho de maneira que quem conhece seu trabalho jah o identifica como o autor.

Mike Giant (referencia)


Procurando referências, o artista começa seu processo de criação e junto com seu arquivo pessoal e técnicas aprendidas, podem ir surgindo trabalhos novos sem perder a originalidade do desenho autoral,com estilo proprio.
Eh possivel inspirar-se  e criar uma cena, um desenho, onde o artista ira marcando seu estilo em cada fase de execuçao, mesmo seguindo um referência.
O ideal é sempre aproveitar os recursos da época. Antigamente para estudar anatomia era necessário dissecar corpos. Depois surgiram livro e a fotografia, o que facilitou muito. Atualmente a internet pode auxiliar o processo de criação, com uma infinidade de possibilidades de pesquisas e recursos que contribuem para um estudo direcionado e rico em muitos aspectos. Devemos procurar e aceitar as facilidades da época para usar a nosso favor, de modo que traga evoluçao ao trabalho e desenvolviemnto profissional e artístico. 
Copiar nao traz evolução.O trabalho fica sem personalidade e poderia ser substituído por uma máquina copiadora. E ninguem deve se dedicar a fazer algo que uma máquina poderia fazer igual. Temos que  fazer diferente e melhor. 
Sem  referência o trabalho  torna-se pobre em detalhes e  nao acrescenta mais nada a criação. Por mais que ja saiba desenhar e pintar, a referencia sempre contribui para deixar o trabalho mais rico.


NORMAN  ROCKELL

Um grande nome na arte visual eh Norman Rockwellum aquariano nascido em Nova Iorque em 1894. Foi um popular pintor e ilustrador com  trabalhos que atravessam a história.

Ilustraçao de Norman Rockell

As ilustrações  tiveram como referência uma foto produzida com esse objetivo. Observe que foi inspirada e nao copiada, detalhes foram reproduzidos  e não poderiam ser a mesma coisa senao houvesse a referência.
 A riqueza em detalhes  soh se consegue observando com cuidado a cena.  O artista estudou e pesquisou para  integrar o conteúdo de sua inspiraçao com a referência usada e comunicou uma nova ideia com sua ilustração. Isso realmente é uma criação artística.





Ilustração e referência de Norman Rockell

Para estudar Arte com a  Body Art: criamos o LADO B. ESTUDIO

O Projeto Lado B foi criado para estudar arte, conhecer técnicas de desenho e pintura, intercalar as agulhas com pinceis e a pele com papel e tela, assim será possivel evoluir na técnica da tatuagem. E realmente viver a tatuagem como arte e não apenas uma técnica.

As nossas oficinas de artes são voltadas para as pessoas que desejam ampliar sua visão artística. Assim poderão aplicar novas técnicas artísticas, que poderão ser aplicadas inclusive no procedimento das tatuagens!

As aulas são em pequenos grupos com atendimento individual, seguindo o rendimento de cada participante, o ensino de maneira direta proporciona resultados rápidos e a evolução será visível nos trabalhos artísticos



23 de janeiro (domingo) Materclass com Aleks Punk: Flores realistas.

Local: Don Rodrigues Tattoo
R: Desembargador Eliseu Guilherme, 22A
(prox. Av. Paulista)
São Paulo-SP

Maiores informações com Maristela


email:oficinas.rodrigues@gmail.com

tel: 11-3051-3806
Skype: maristela.hatty
MSN: cursos_rodrigues@hotmail.com

http://donrodrigues.blogspot.com
http://ladobestudio.blogspot.com
www.donrodriguestattoo.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário