terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desenhar, todos podem aprender? Sim! E também faz bem a saúde!

Nova apostila de André Rodrigues

Muitas pessoas pensam que jamais aprenderão a desenhar, acreditando que as pessoas que desenham são abençoadas por um dom divino.
Mas não é assim, todos podem aprender, desde que se dediquem para tal atividade. Alguns tem mais habilidade que outros. Entende-se  por habilidade o grau de competencia da pessoa frente a um objetivo, podendo variar o grau de aptidão, mas todos podem desenvolver a técnica, se realmente quiserem se dedicar  a aprender. Sabe-se que essa habilidade pode ser aprendida, assim como andar, falar  e escrever, desde que se coloque energia para que isso aconteça.
Todos na infância gostam de desenhar como forma de brincadeira. O desenho é natural e espontâneo nessa fase da vida, as crianças desenham sempre, sem que ninguém ensine ou mande.
O ego, a partir da adolescência, se esforça para combater angústias e isso é realizado através das ampliações dos interesses e atividades com o objetivo de dominá-las. Se preocupam com as críticas e podem bloquiar habilidades, preocupados em serem aceitos. Podem deixar de lado algo que era natural, como desenhar, por exemplo.
A maioria das pessoas foram acostumadas a pensar e agir baseado no raciocínio lógico, linear, sequencial, deixando de lado suas emoções, as intuições, a capacidade de ousar soluções diferentes, vivendo de acordo com o paradigma cartesiano (penso, logo existo) e nos limitamos à simples existência primitiva. Permanecendo padroes de defesa que mascaram a realidade consciente.
Acredita-se estar experienciando a vida na única forma que pode existir, e essa atitude implica na perda da realização pessoal. A crença equivocada de ser impossível realizar algo que desejamos, gera frustrações e compromete a saúde.
Vive-se de leis, de milhares de regras morais, mantendo o olhar para fora, nos tirando da imaginação e nos colocando no automatismo. Assim instala-se  medo, ansiedade e irritação.  Podemos nos tornar um robô de um sistema e subjugando nossa capacidade própria . Este é o ambiente perfeito para os conflitos causarem danos a nossa saúde física e mental.
Nesse contexto, é necessário colaborar para a instalação de uma nova consciência e possibilitar a utilizar instrumentos que propiciem o retorno da subjetividade e da criatividade.
A imaginação e a criatividade são características humanas que levam a evolução.
Dessa forma, desenvolver a criatividade e ampliar a consciência através de um ato artístico, pode nos preparar para viver melhor e nos tirar desse ciclo vicioso que desgasta.
O ato de desenhar pode vir do simples fato de observação e  proporciona que o indivíduo realize um desenho e mostra que pode aprender a enxergar as relações que formam um todo. Isso se dá pela atuação do cérebro direito, formando uma nova maneira de viver.
Quando se cristaliza pensamentos, leva-se junto todo o funcionamento cerebral e em marcas nos transformamos.
As pessoas se surpreendem quando se descobrem capazes de realizar trabalhos artísticos, descobrindo uma nova forma de ver o mundo e a si mesmas, aumentando a  auto-estima.
Aprender significa trazer coisas novas à consciência, onde mesmo os erros trazem novo sentido a vida.
E aprender a desenhar nos possibilita descobrir diferentes relações entre as coisas e esquecer padrões erróneos e rígidos que aprendemos  na infância que bloqueiam novas ideias.
Desenhar permite usar integralmente o cérebro, trazendo sensibilidade artística tornando o cotidiano mais bonito e criativo, facilitando a lidar com os erros, superando as frustrações, alimentando seu mundo interior, buscando identidade e auto conhecimento.
Devemos buscar a realização pessoal, consequentemente teremos melhor qualidade de vida, independente da fase da vida que estivermos.

Maristela Hatty

Bibliografia:

Pragmatismo: Um nome novo para velhas formas de Pensar, James William
Cérebro do futuro, Pink Daniel


Lado.B e Don Rodrigues Tattoo
    


Temos vários cursos que contribuem com a bagagem cultural de cada um.
Um espaço inédito, para estudos de arte e cultura, de maneira inovadora.

Confiram nossos projetos!

Participem! Cultura para todos!


DESENHO E TATUAGEM: André Rodrigues
http://www.donrodrigues.com.br

BODY PIERCING: Ronaldo Sampaio - Snoopy
http://www.perfuradorcorporal.multiply.com

EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS: Marcio Moreno
http://otumultoestaformado.blogspot.com

TÉCNICAS DE PINTURAS: Paulo Frade
http://www.paulofrade.com.br/

DESENHO CARTOON E ANIMAÇÃO: Ricardo Veneziani
http://venelandia.blogspot.com/
                                                         
Informações com Maristela: 
cursos_rodrigues@hotmail.com
tel:11-3051-3806                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário