domingo, 28 de novembro de 2010

Materiais cromáticos: lápis de cor e giz pastel

Lápis de cor

Os  lápis de cor permitem expressivas da linha e do traço com o cromatismo de todas as cores.
No entanto, trabalhar com lápis de cor requer de uma grande técnica, semelhante a aquela que se requer para trabalhar com lápis de grafite, carvão ou pastéis.
Pode ser usado numa técnica mista  em combinação com pastel seco, como uma base para a criação do volume, definição das formas e desenho e detalhes, por exemplo.

André Rodrigues: scketch






André Rodrigues, lápis de cor 



Giz Pastel

O nome "pastel" vem do italiano pasta. Inventado no século 15, o pastel é a mistura de pigmentos em pó misturados com goma-arábica e cola. 
Usado para pintura/desenho existente em barra, sticks cilíndricos e até em lápis. Existem dois tipos de Pastel: O Pastel Seco e o Pastel de Óleo. Estes dois tipos de pastel apresentam características diferentes, tanto na sua composição como na componente visual.

Pastel seco.




GIZ PASTEL SECO




Paulo Frade, estudo feito com pastel seco



O Pastel Seco é um material antigo, referido pela primeira vez por Leonardo Da Vinci como um material elegante para "pintar a seco". Este material pode ser utilizado quase em qualquer suporte de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.
Giz pastel seco eh mais usado para efeitos, reforçar trabalhos de luz e sombra e texturas.


GIZ PASTEL OLEOSO


André Rodrigues, pastel oleoso


O Pastel de Óleo existe desde da década de 60 do século XX, sua fabricaçao é semelhante ao do pastel seco mas com óleo, componente que acabará por dar nome a este material. O Pastel de Óleo pode ser diluído no suporte usando um pincel e, ao contrário do Pastel Seco, é um material que é facilmente corrigível, pois com a ajuda de ferramentas, como um x-acto ou uma faca, pode simplesmente retirar-se o engano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário